OS 3 INIMIGOS DA NOSSA ALEGRIA ESPIRITUAL

01/03/2011 21:22

A Bíblia fala muito sobre alegria, pois Deus a considera muito importante. Se você visitar igrejas hoje à procura de sinais de alegria e sons de riso, poderá ficar desapontado. Em muitos "templos", rir é quase um pecado. Vivem cheios de tristeza, desanimados, reclamando da vida e das circunstâncias, muitas vezes sentem-se oprimidos. 
 

Infelizmente muitos cristãos vivem debaixo de um jugo de sofrimento, "carregando a cruz", "caminhando para Canaã", sem terem a alegria da salvação. O cristão verdadeiro é uma pessoa alegre, e Deus tem muito a nos dizer sobre isto. Há um forte e poderoso vento soprando, e este mover do Espírito Santo está trazendo de volta para à igreja uma alegria transbordante e contagiosa. O Senhor tem visitado o seu povo e quando o Espírito Santo é derramado, há alegria.  
 
Não quer dizer que você tem que andar todo tempo rindo, dando gargalhada, rolando no chão, mas tem que existir uma alegria dentro de você.

Quem são os 3 inimigos da Alegria Espiritual?

1. O ciúme e a inveja - (Ex.20:17) 

 

 
Cobiçar o que os outros têm é uma das grandes razões pelas quais as pessoas perdem a alegria. Deus quer que amemos aquilo que temos (família, dons, habilidades, etc) e não aquilo que pertence às outras pessoas. Será que é errado desejarmos as mesmas coisas que outras pessoas têm?Não! Desde que isso não nos torne invejosos.
 
Inveja é um sentimento de desgosto pela felicidade de outra pessoa. Inveja também é um desejo violento de possuir algo que o outro possui. Desfrute no Senhor como Ele te fez e com aquilo que te deu. Sempre queremos o que as outras pessoas têm, mas não queremos fazer o que elas fizeram para obter o desejado. Invejar as bênçãos que outra pessoa recebe nos impedirá de receber nossas próprias bênçãos.

2. A ira pecaminosa - (Ef.4:26-27)
 
 
Nós não acordamos pela manhã e dizemos: Acho que vou ficar irado agora.A ira é uma resposta a algum acontecimento infeliz da vida que nos trouxe irritação, frustração ou desconforto.
 
A ira pode ser definida assim: "Uma intensa sensação de desprazer, seguida de mágoa e ressentimento".  
 
Existem na verdade 2 tipos de ira: A ira saudável e a ira pecaminosa. A ira saudável é aquela que gera uma santa indignação, acompanhada por uma atitude de amor que traz benefícios às pessoas e a sociedade de uma maneira geral. É sempre acompanhada de ações recheadas de amor, enquanto a ira pecaminosa é cheia de insulto, gritaria, fúria e destruição.

 
(Pv. 15:1) “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. 
 
Lembre-se: A Ira não é pecado em si, você não precisa justificar quando estiver irado. Se no momento da ira simplesmente agirmos por impulso, a resposta certamente será negativa e destrutiva.
 
(Pv. 29:11) - "O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lhe reprime”. Reprimir é recusar tomar as atitudes que normalmente tomaríamos se tivéssemos irados.

3. A falta de perdão – (Hb 10:17)
 
Uma das razões para a falta de alegria em nossas vidas e na igreja é a falta de perdão, pois quebra a comunhão e impede o fluir de Deus.Qual é o preço para receber o perdão de Deus? O único preço aceito por Deus é o sacrifício de Jesus. 
 
Quem não se perdoa na verdade está desvalorizando o sacrifício de Jesus na Cruz, pois se sua morte foi o suficiente para Deus, por que não é o suficiente para você? O sacrifício de Jesus foi completo e perfeito, e através de seu sacrifício eu tenho completo perdão.Quem não se perdoa também não perdoa ninguém. 
 
O pior é que muitos não conseguem perdoar nem aqueles que estão dentro da própria casa (filhos, pais, maridos, esposas). Depois de alguns anos de ministério descobri que tem muita gente ressentida com Deus, principalmente aquelas que tiveram muitos desapontamentos na vida. 
 
Algumas pessoas acusam à Deus por sua infelicidade, e é justamente isso que o diabo quer. Ele trabalha para que as pessoas tenham uma idéia errada de quem é Deus. Se você quer alegria em sua vida, tem de acreditar que Deus é bom e que Ele recompensa aqueles que o buscam de todo o coração.
 
A alegria encherá a sua vida quando você desistir de buscar respostas pelas coisas ruins que aconteceram.Não importa o que esteja acontecendo em sua vida agora, mesmo que você não compreenda não culpe a Deus, pois Ele é justo e bom.

CONCLUSÃO 
 
A alegria é muito mais do que nos sentirmos bem. Ela fortalece nosso testemunho, melhora a nossa aparência, nossa saúde e a nossa qualidade de vida. Nos deixa mais bonitos, mais saudáveis, mais fortes, mais criativos, contagia as pessoas e muda o ambiente.
 
Está intimamente ligada com a força. Muitas pessoas estão fracas porque estão buscando a felicidade do mundo em lugar de buscar a alegria do Senhor. Ter alegria não se trata de apenas um sentimento, mas é uma decisão. 
 
(Fp 4.4) O crente deve regozijar-se e fortalecer-se, meditando na graça do Senhor, sua presença e suas promessas. Não podemos deixar o diabo roubar nossa alegria, independentemente do que esteja ocorrendo em nossa vida, precisamos permanecer alegres o quanto pudermos, e assim teremos força para enfrentar o que vier aí pela frente. “Porque a alegria do Senhor é a nossa força”.

APLICAÇÃO PESSOAL
 
Como você se sente quando alguém conta que recebeu uma grande benção?
Quantos já fizeram alguma coisa sob o efeito da ira e depois se arrependeu?
Existe em sua vida alguma área que seja preciso receber ou liberar o perdão, que possa estar impedindo a sua alegria?

 
 
P/ Pr Silvio Galli

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!