CARNAVAL: CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA ALMA

14/02/2012 12:05

“E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:7-8)

Vamos fazer um balanço geral do carnaval, essa festa popular que faz parar o nosso país por uma semana. Você participou dessa festa? Onde você passou o carnaval?


Criou-se, popularmente, após o carnaval, depois da chamada “terça-feira gorda”, a quarta-feira de cinzas. Para quem participou dos festejos carnavalescos, é o dia da ressaca, do cansaço, da tristeza, da decepção, do lamentar-se, do fazer as contas, do cuidar das feridas e traumas. Deus estabeleceu a chamada “Lei da Semeadura e da Colheita”, a chamada Teoria da Ação e Reação Contrária. (Isaac Newton) 
 
E é sobre isso que nos fala o texto em destaque: “...Tudo o que o homem semear, isso também ceifará”!
 
I – CONSEQUÊNCIAS PARA QUEM SEMEIA NA CARNE
 
O Carnaval, a festa da carne, nada mais é do que uma grande semeadura nos prazeres carnais, contrários à lei de Deus. Durante o Carnaval as pessoas são estimuladas a se liberar, a se entregar à libertinagem, sob o reinado de um “rei momo”. 
 
Até as chaves das cidades são entregues a esse “rei momo”, que representa no mundo espiritual um demônio, uma potestade maligna, que saiu destruindo tudo, deixando um rastro de morte, tristeza e dor. 
 
Após cada carnaval, colhemos os resultados, com o aumento dos crimes violentos, aumento no número de acidentes nas estradas, aumento do número de contaminados com a Aids, de adolescentes grávidas, de viciados em drogas. 
 
Mas mesmo assim, os governos continuam investindo dinheiro público na promoção do carnaval e o povo continua “caindo na folia”. 
 
A Bíblia é muito clara ao afirmar que “quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção”. 
 
A palavra corrupção no texto original significa decadência e destruição. O que você deseja para a sua vida? Certamente que você não deseja a corrupção, decadência ou destruição. 
 
Decida afastar-se da semeadura na carne, para que não venha a colher sofrimento, dor, miséria, decadência e destruição! Decida semear na sua vida espiritual e colha as bênçãos de Deus.
 
II- CONSEQUÊNCIAS PARA QUEM SEMEIA NO ESPÍRITO
 
Muitos não sabem ou não aceitam a realidade da constituição do ser humano como sendo um ser espiritual que habita num corpo e que possui uma alma
 
Outros rejeitam a inegável realidade do mundo espiritual e vivem como se só existisse o mundo físico, material e terreno. Ora, negar ou rejeitar essa realidade do mundo espiritual, bem como a realidade de que o homem é também espírito, é o mesmo que negar a existência de Deus, pois Deus é Espírito!
 
Assim como existe a semeadura na carne, existe também a semeadura no espírito, isto é, nas coisas espirituais ou na promoção e desenvolvimento do espírito humano. Já aprendemos que semear na carne produz a morte e agora aprendemos que se semearmos no espírito, ceifaremos a vida eterna. 
 
O semear no espírito começa com a nossa decisão de entregar a vida ao Senhor Jesus! Ele nos disse: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). 
 
“Se alguém não nascer do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). 
 
Você não deve ficar fora do Reino de Deus! Decida agora entrar no Reino de Deus aceitando a Jesus como seu Salvador!

CONCLUSÃO:
 
Chegará o dia em que não haverá mais carnaval, as máscaras carnavalescas cairão, não existirá mais a carne para semearmos nela, o “rei momo” será condenado e o Rei Jesus reinará para sempre (Mateus 24:29-30). 
 
Naquele dia, muitos lamentarão e chorarão, porém os que semearam no espírito se alegrarão e receberão a salvação!  
 
Convidamos você a semear no espírito, recebendo a Jesus como seu Salvador e você colherá a vida eterna!