O VERDADEIRO SENTIDO DO DIA 12 DE OUTUBRO

12/10/2011 15:20

 

Há uma passagem em (Provérbios 22:6) de profunda sabedoria “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”
 
 
Feliz dia das crianças à todas as crianças que um dia fomos, aos nossos filhos, netos e à todas as crianças de nosso país. À todas as crianças que hoje não tem um cobertor para se aquecer nas madrugadas frias, debaixo das pontes, nas palafitas ou daquelas esquecidas nos abrigos por já não serem mais pequeninas e assim, não desejadas para serem adotadas.
 
Àquelas que mendigam nos semáforos, nos mercados e àquelas sem a menor perspectiva de um futuro feliz, que tenham ao menos no dia de hoje, uma alma generosa que as mostre o caminho do verdadeiro propósito em ser criança.
 
Um feliz Dia das Crianças áquelas meninas e meninos que agonizam nos hospitais, que em seus sonhos, o Senhor Jesus possa trazer bálsamo de alegria e alívio ás suas dores físicas.
 
Àquelas que estão dominadas pelas drogas, pela prostituíção, pela violência e ainda às que jazem aos poucos trabalhando e sendo escravizadas , oremos por suas pequeninas e inocentes almas.
 
Oremos, sim, sempre, porém vamos lembrar que a violência contra as crianças ainda existe em nossos bairros, cidades e países, assim vamos nos unir nesta data para refletir sobre não só a violência física, mas também a emocional que traz tantos traumas a estes pequenos. 
 
Que as escolas se preparem para  protejer as crianças do Bullying, promovendo a cultura da paz e do entendimento, oferecendo apoio psicopedagógico e psicológico e ensinando o caminho da fé em Jesus Cristo aos estudantes que sofrem e praticam o Bullying, pois na maioria das vezes o problema emocional está mais acentuado do lado do agressor, que pode até ter sido o agredido, o ofendido dentro de sua própria casa.
 
Que as famílias se preocupem com os verdadeiros presentes que toda criança merece nesse 12 de outubro, porque nada substitui o amor, o carinho, a atenção e o respeito, e ensine a criança valores humanitários, com paz, aceitação e amizade e acima de tudo amor ao próximo.
 
Amor e respeito se conquistam com disciplina e limites, paciência e dedicação. No entanto, não deixe seu filho se tornar um tirano particular dentro de casa. A tirania infantil ocorre quando somos incapazes de dar limites ás crianças, acatando todos os seus caprichos, suas manhas e irritações.
 
O mundo globalizado induz à monetização dos sentimentos, para suprir a falta de tempo e o diálogo entre pais e filhos. Essa é uma armadilha perigosa na qual recorrentemente caímos e acabamos passando esses valores à criança, condicionando-as a associar uma data à um presente sem fazer entender o mais profundo significado do seu próprio valor como ser humano.
 
Por essa razão, aproveite o dia de hoje para mostrar ao seu filho o valor de um pôr do sol, de plantar uma àrvore, de fazer um desenho, de um bilhetinho decorado ensine-o uma canção de amor.
 
Tente não ceder às pressões dos comerciais televisivos, oriente seu filho, sua criança, primo, irmãozinho ou sobrinho: o mundo carece de diálogo.
 
Assim, seja você o primeiro a favorecer o diálogo saudável num joguinho de bola, numa sessão de dvd em casa, aconchegados, pense nessa oportunidade como um momento único para estabelecer laços duradouros, inesquecíveis e crescimento de uma alma saudável livre das astutas ciladas de satanás.
 
Por fim, lembre-se que a criança de hoje será o adulto do amanhã.
 
Por mais que amemos nossos filhos e relutemos por deixá-los à mercê de suas próprias escolhas, um dia eles terão que deixar o ninho e voar e seu vôo deve ser seguro na presença do Senhor ciente de que há muitas tempestades, adversidades e limitações as quais eles terão que passar, mas se estiverem seguros na Rocha, passarão e poderão crescer em alegria e felicidade.
 
Feliz dia das crianças com Jesus no coração a todas as crianças deste mundo, sem que qualquer atitude possa vir recriminá-la rejeitá-la ou ferir sua pequenina alma. (MCJ)