O FRUTO AMARGO DO RESSENTIMENTO

16/09/2011 19:41

 

Segundo o dicionário Aurélio ressentimento vem da palavra ressentir, ou seja, sentir novamente, mostrar-se ofendido, melindrar-se, magoar-se, etc...
 

O que a Bíblia nos ensina a respeito ?

“Absalão, irmão de Tamar, lhe disse: Esteve Amnom, teu irmão, contigo? Ora, pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o teu coração por isso. Assim ficou Tamar e esteve desolada em casa de Absalão, seu irmão. 21 Ouvindo o rei Davi todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira. 22 Porém Absalão não falou com Amnom nem mal nem bem; porque odiava a Amnom, por ter este forçado a Tamar, sua irmã.” ( II Samuel 13:20-33)

Amnom – Aquele que é Fiel, Digno de Confiança (1º Filho de Davi)

Tamar – Palmeira

Absalão – Pai da Paz (3º Filho de Davi com uma estrangeira –Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur)

Todas as suas atitudes refletem ações ou reações que dizem respeito aos relacionamentos que você nutre no seu dia-a-dia. Sejam estes, com Deus, com o próximo e com você mesmo. No entanto, não existe relacionamento perfeito enquanto as pessoas envolvidas forem imperfeitas.

Neste quadro de imperfeição todo relacionamento onde duas ou mais pessoas estiverem envolvidas, mais cedo ou mais tarde, por diversos motivos e fatores gerará um conflito entre elas.

Durante sua vida, surgirão variados conflitos, onde você sempre terá a oportunidade de exercer a decisão de equilibrar os relacionamentos que compõem sua vida. Neste ambiente você é convidado a optar por agir ou reagir motivado pelo amor e maturidade cristã, ou deixar-se levar pelo impulso da carne, revelando uma irracionalidade natural do seu coração. “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15:19)

Este estudo nos apresenta uma faceta da vida do Jovem Absalão, terceiro filho do rei Davi, onde no quadro de inabilidade em lidar com seus sentimentos, deixou–se levar pelo ressentimento, ódio e conflitos pessoais que acabaram conduzindo-o a uma inimizade e revolta contra seu pai e por fim, culminando na sua própria morte.

O ressentimento é um sentimento de mágoa, ou ofensa, e que; quando mal tratada pelo seu portador; à semelhança de uma planta vai crescendo e fincando raízes, e no devido tempo frutifica, no entanto, amargo é o seu fruto, ao ponto de matar a própria árvore.

Absalão era irmão de Tamar e meio irmão de Amnom. Amnom tendo se apaixonado por Tamar, sua meia-irmã e irmã de Absalão, seguindo um conselho de um “amigo”, atraiu Tamar para sua casa e, após violentá-la, expulsou-a como a uma mulher vadia.

Esta atitude de Amnom para com Tamar, gerou em Absalão profundo ódio e desejo de vingança que por sua vez foi alimentado pela indiferença com que o seu pai, o rei David tratou o caso, não fazendo nada para punir o culpado. “Porém Absalão não falou com Amnom nem mal nem bem; porque odiava a Amnom, por ter este forçado a Tamar, sua irmã.” (v.22)

Você já se ressentiu alguma vez? – o ressentimento é um sentimento de ofensa recebida direta ou indiretamente, e que traz mágoa, dor, e inquietação, roubando-nos a paz todas as vezes que nos lembramos do fato, momento ou pessoa.

O Ressentimento é um tipo de ira. A bíblia diz: “Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Efésios 4:26) 

É bom que saiba que você pode sentir-se ofendido e até machucado, mas não deve nutrir o sentimento de auto-piedade, comiseração, indignação, pois ele se tornará um ressentimento, e neste contexto é pecado.
ALGUMAS ATITUDES QUE GERAM RESSENTIMENTOS:

* Tratamento discriminatório; (Abuso de autoridade; preconceito, dentre outros)

* Palavras mal faladas; (Críticas, ironia, comparações, mentiras, etc.)

* Contendas; (discussões, brigas, comparações, )

* Desrespeito;

* Ingratidão;

* Ser ludibriado ou enganado;

A bíblia por inteiro aponta o caminho para o jovem fugir dos perigos das emoções aventureiras, tanto quanto dos ressentimentos que se instalam em seu coração. E exorta a “ Sobretudo o que se deve guardar, guarda o seu coração, porque dele procedem as decisões da vida.” (Pv 4:23)

Muito embora, o sentimento seja natural da natureza humana, o ressentimento é maligno por gerar no coração da pessoa; inquietude, falta de paz, desconforto, bem como o desejo de nutrir uma justiça própria chamada vingança.

QUATRO PERGUNTAS PARA SONDAR SEU CORAÇÃO:

A) Você já desejou vingar-se de alguém por algum motivo?

B) Você carrega dentro do seu coração algum velho sentimento que te incomoda e te faz desejar ter resolvido quando aconteceu?

C) Há pessoas que passaram pela sua vida, que você não gosta de ver nem pintadas de ouro?

D) Você consegue manter um relacionamento com pessoas com quem algum membro da sua família não se dá bem? - pois bem, este era o quadro de Absalão.

TRÊS ATITUDES PARA EVITAR O RESSENTIMENTO:

A) VÁ À RAIZ DO PROBLEMA: “Porém Absalão não falou com Amnom nem mal nem bem...” (v.22)

* Trate seriamente do problema quando souber, ouvir, ou diagnosticá-lo, não dê tempo para que ele floresça; (Mt 18:15)

* Absalão errou por não conversar com o rei seu pai e nem com Amnom seu irmão.

* Guardou dentro de si o sentimento de justiça própria e trouxe a responsabilidade do caso para sua pessoa;

B) NÃO COMPARTILHE COM TERCEIROS, “Porém Absalão não falou com Amnom nem mal nem bem; porque odiava a Amnom...” (v.22)

a menos que vá buscar conselhos;

* Às vezes comete-se o erro de compartilhar com pessoas erradas que ao invés de ajudá-lo irão prejudicá-lo com seus conselhos;

* Em tom de desabafo não compartilhe com outras pessoas;

* Compartilhar com pessoas fora do âmbito da ofensa os nossos sentimentos acabam nutrindo o ressentimento;

C) DECIDA PERDOAR O OFENSOR. - O maior exemplo que temos é o do Senhor Jesus Cristo. Ele nos perdoou na cruz e está disposto a nos perdoar sempre que confessarmos a ele nossos pecados. (I Jo 1:7), assim, decida também perdoar seu ofensor e terá paz em seu coração.

Lembre-se: O Senhor Jesus nunca vai te pedir para fazer algo que Ele próprio não tenha feito primeiro!
 
 
 
P/: Pr. Paulo C. Nascimento