GOLIAS - O INIMIGO A VENCER

09/03/2012 11:36
 
 
 
O que é o Golias de uma pessoa? O Golias é pessoal, cada um tem o seu; é aquilo que tenta ser o fator de limitação da sua vida.
 
Pode ter certeza de que você tem algo que sempre tenta se agigantar diante de ti, algo chamado de fator de limitação por se tratar de um ponto vulnerável, o nosso ponto fraco.
 
Muitas pessoas já venceram tudo, menos uma coisa, e isto se arrasta por anos e leva a pessoa sempre para o ponto zero.
 
Israel viveu no deserto e por quarenta anos ficou dando voltas numa espécie de círculo vicioso; repetição sistemática de uma série de acontecimentos que resulta numa situação aparentemente sem saída, e sempre voltavam ao mesmo lugar.
 
Assim tem sido a vida de muitos cristãos, são sempre desafiados todos os dias como o Golias fazia com Israel e não tomam a posição de enfrentá-lo, pois, parece que é impossível vencê-lo. O inimigo tenta nos fazer viver como Lázaro quando saiu do túmulo, todo cheio de ataduras e com uma venda nos olhos, porém Jesus disse: desatai-o e deixai-o ir.
 
 
O Golias do Rei Saul era a obstinação, ele passou a vida inteira e nunca o venceu, e a obstinação o destruiu. O Golias de Judas Iscariotes foi a Avareza, e ela acabou por enforcá-lo. O Golias de Salomão foi à sensualidade e ao final colocou tudo o que fez para Deus a perder porque não a derrotou.
 
Para muitos, o Golias é a bebida, ou o cigarro, Jogos de azar, drogas, complexos, ressentimentos, sensualidade, fascinação pelo mundo, crise conjugal, mentiras, descontrole financeiro, fofocas, ataques de iras etc. etc.
 
Conheço pessoas com todos esses sintomas e mesmo que já tenham trinta anos de vida cristã, estão sempre voltando ao ponto zero e nunca conseguem progredir no ministério e na vida em geral, pois são sempre reprimidos pelo Golias.
 
Há algumas coisas muito importantes a considerar sobre isso:
 
1 -  Tem que haver o dia do confronto, não há como dar volta ou fugir. Ou vencemos Golias ou ficamos como Israel estava; escondido em cavernas e grutas, recolhidos de medo e totalmente limitados.
 
2 - A decisão de enfrentar o Golias é pessoal, ninguém poderá fazer isso por você, muitos até vão dizer que você não deve ir, a decisão tem que ser só sua, somente sua, ninguém pode decidir isto por você, no máximo poderão ficar torcendo por você.
 
3 - A batalha contra Golias é humanamente sozinho. Quando Davi desceu aquele vale para enfrentar o Golias, seus irmãos “fortes” estavam escondidos nas cavernas. Samuel devia estar em Rama, uma cidade bem distante, o rei de Israel estava se remoendo de medo no recôndito de sua tenda. O seu Golias tens que enfrentar sozinho.
 
4 - A vitória sobre o seu Golias está baseada na sua própria experiência de vida com Deus. O que credenciou Davi lutar contra o seu Golias foram as experiências que ele acumulou no decorrer dos anos, enfrentando ursos e leões com sua funda, sua coragem, sua unção e sua fé
 
Davi recusou usar as armas de Saul, pois seria querer vencer com base na experiência de outro. Isso fala de não confiar nos recursos naturais, pois o natural na luta com Golias não vale nada
 
5 - O Golias tem que ser vencido no nosso campo de batalha, e não no campo de batalha dele. Ele sempre tentará nos atrair para o seu campo de batalha, o seu campo de batalha é o natural. Ele deseja nos mostrar os seus poderosos músculos, seu capacete que pesa 50 kg, sua lança que tem uma ponta de 5 kg, sua altura que ultrapassa 2, 70 metros.
 
E o Golias tenta nos passar a imagem de que ele é invencível. Até imagino se Davi fosse enfrentar o Golias com base nas suas habilidades naturais, certamente ele não passaria do primeiro round.
 
Se você ficar olhando o seu gigante e fazendo comparações naturais, acabará se tornando um paradigma dentro da sua mente, de que jamais você poderá vencê-lo, esta é a imagem que ele tentará te passar. Davi sabia que só poderia vencer pelas armas sobrenaturais e ele então trouxe Golias para o seu campo de batalha. O nosso campo de batalha é a fé, o campo da fé é o sobrenatural, foi por isso que Davi disse ao Gigante:

“você vem contra mim com espada e com lanças, eu vou contra ti em o nome do Senhor dos Exércitos”. (1ª Samuel 17:45)
Se você ficar olhando para o tamanho do seu problema com a ótica natural, não vencerá jamais, porém lembre-se do que Jesus disse:
 
“Tudo é possível ao que crê”. (Marcos 9:23)
 
6 - Você não pode enfrentar Golias com base no conceito que os outros têm a respeito de você, pode ser que as pessoas não acreditem que você seja capaz; os irmãos de Davi brigaram com ele e o desconsideraram completamente dizendo que ele não passava de um aproveitador. Saul disse que Davi não podia ir, pois era ainda jovem e o Golias era um guerreiro experiente. Muitos vão te dizer que não dá, que é impossível, que não consegues etc.
 
Quero relatar uma historinha que li:
 
Ia acontecer uma corrida de sapinhos, foi uma grande festa na sapolândia, veio a imprensa internacional, atletas de todos os lagos se inscreveram, e o prêmio era uma fortuna, mas a tarefa não era fácil;
 
Tinham que subir até o topo de uma torre e descerem, quem chegasse primeiro ganharia o prêmio. Com tudo pronto, o apito soou e lá foram eles, a multidão incrédula começou a dizer:
 
Eles nunca poderão subir esta torre, coitadinhos podem desistir, ninguém nunca conseguiu, etc. E então, como todos já esperavam, todos os sapinhos começaram a desistir da corrida, todos menos um, que continuou e para o espanto geral, ele conseguiu.
 
Quando ele chegou ao ponto final, toda a imprensa deu em cima; eram tantos querendo entrevistá-lo e ele apenas dizia: O que? Como você disse? Eu não entendi! Fale mais alto! Sabe por que ele venceu? Ele era surdo! Ele não ouviu as vozes da incredulidade.
 
Para enfrentar o Golias, aquele fator de limitação de sua vida que tem te bloqueado de ser o que Deus te chamou para ser, você não poderá dar ouvidos às vozes da incredulidade, como aquela do “amigo” de Jairo, o chefe da sinagoga que foi pedir Jesus para curar sua filha, seu “amigo” lhe disse:
 
“... não incomodes o mestre, sua filha já, morreu”.
 
Porém Jesus lhe disse:
 
“Não temas, crê somente” (Marcos 5:36).
 
O gigante afrontava Israel todos os dias de manhã e de tarde e isso já fazia quarenta dias, feche os ouvidos para as afrontas creia, apenas creia!
 
7 - Não temos escolha, ou lutamos e vencemos, ou viveremos o resto da vida escravizados.
 
8 - O Golias é a grande oportunidade da sua vida, depois dele você terá credencial para reinar, foi a partir dele que Davi foi reconhecido como o que reinaria, e não quando Davi fora ungido por Samuel dentro de sua casa.
 
A vida é feita de decisões. Tome a decisão de acreditar no que Deus diz sobre a sua vitória, pois na ótica de Deus, em todas as coisas, nós somos mais do que vencedores por meio de Cristo Jesus. (Romanos 8:37)
 
Resolva enfrentar aquilo que tem te limitado.
 
“pois a vida é uma só, que logo passará, somente o que fizermos por Jesus, permanecerá”!
 
"Tudo é possível ao que crê". (Mc 9:23).
 
Davi sabia que poderia vencer o gigante, ninguém mais sabia, porém Davi sabia, porque sabia, porque sabia. Que o Espírito Santo gere esta convicção dentro de ti. Pegue as armas da Milícia Celestial, desça ao vale, enfrente o gigante, e, o Senhor o entregará em suas mãos.
 
 
Pr. Gilberto Novais

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!