COMO CUIDAR DA NOSSSA VIDA EMOCIONAL

29/12/2009 18:05

Vemos que através da vida de Jeremias, em Lamentações, que ele passou por muitas tribulações ligadas à alma, à dor do abandono de Deus.

Sabemos que para cuidar da vida espiritual, precisamos orar, jejuar, ler a Palavra de Deus. E da mesma forma acontece com a vida emocional.

Na verdade vemos que na Palavra de Deus não só Jó como Jeremias passaram por tribulações talvez bem piores que muitos de nós passamos.

Lemos no livro de Lamentações que, se Jeremias, um homem de Deus passou por isso, nós também podemos passar. E hoje o Deus quer nos dar a mesma estrutura que deu a Jeremias.

Precisamos estar atentos a determinadas colocações, a determinadas atitudes que o inimigo quer nos roubar, para ficarmos vulneráveis a ele. E Jeremias no livro de Lamentações dá-nos uma dica, nos mostra toda a sua dor, e ele diz que já perdeu toda a sua glória, inclusive a esperança no Senhor. A esperança é o que nos mantém em contacto com Deus, que mantém você em saúde emocional.

E a esperança é muito importante nas nossas vidas.
Sabe como a esperança é quebrada em nossos corações??? Quando nós fazemos o que Jeremias fez. Sempre recordando-se das suas próprias desgraças.

Normalmente, o ser humano tem a tendência de se lembrar mais das coisas negativas do que das positivas. Vemos muito isso quando trabalhamos com terapia.

E isso é uma tendência do homem. Você sabia que para cada palavra negativa que o ser humano fala para ser esquecida, temos que falar 10 palavras positivas para que você esqueça a negativa??? Por isso é que durante a nossa infância nós ouvimos 100 vezes que éramos burros, imagine quantas vezes teremos de ouvir que não somos, para apagar a imagem negativa que ouvimos durante toda a vida?

Mas quero lembrar que Deus é um Deus de esperança. Quero dizer que se nós não tivermos esperança, não teremos vitória, sem esperança não teremos felicidade, sem esperança não teremos cura na sua alma. Você entende isto?

É muito importante na cura interior a confissão, de nos abrirmos uns com os outros, de compartilhar tanto as nossas dores como as vitórias, as alegrias. O ser humano foi feito por Deus para compartilhar. Deus nos fez assim, foi Deus. Esta necessidade foi dada por Deus. Deus quer que falemos das nossas dores, mas ele quer que as esqueçamos, ele quer tirar o poder da dor daquilo que nós passamos na vida. E Jeremias fez justamente o contrário, ele lembrou-se e se abateu. E é isso que acontece conosco.

Lembre-se, quanto mais você lembra das desgraças da sua vida, mas você fica abatido. Então esqueça a dor que já passou.

“Ah, então eu não posso lembrar-me?”
Pode, mas tem um momento que isso tem que ficar no seu passado. Por vezes tudo o que restou em nossas lembranças é a dor.

Então como vencer isso? E Jeremias depois descobriu isso.
“Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança.”

Devemos procurar sempre falar para Deus as nossas dores: “Senhor Deus, eu quero ser curado, eu quero lembrar das coisas boas que eu tenho passado, eu quero trazer à minha memória somente aquilo que pode me trazer esperança.”

E o que nos pode trazer as lembranças?

No livro de 2ª Samuel – a Bíblia fala das últimas palavras de Davi.

Davi fala de duas coisas importantes:


1º- Deus quer que todos prosperem na sua salvação. Salvação que recebemos pelo ato de Fé, acreditando em Jesus. Mas depois diz que nós desenvolvemos e prosperamos também a nossa salvação. E salvação prospera também? Sim. Deus prospera a nossa salvação e a nossa esperança.
Muitas pessoas ficam frustradas e desanimadas na vida. Sabe porquê? Porque perderam a esperança, que é muito importante para a nossa vida emocional.


Vamos refletir e pensar quando foi que perdemos a esperança.
Sabe o que te faz ter energia positiva como o mundo fala?
Sabe o que move o homem, a humanidade para continuar não só a sobreviver, mas a viver, a ter a verdadeira esperança que é tão importante na vida emocional?

É saber que Deus tem uma aliança eterna com você e comigo. Saiba isto de uma vez por todas. Deus nos ama e ele nunca nos deixará mal!

Se falarem mal de você, é porque você é um vencedor. Você sabia?
Falam mal muitas vezes porque as pessoas têm inveja. Sabia? Se você não deu motivo, então creia que se você tem esperança nesse mundo, você irá incomodar.
O mundo quer frustrar a nossa esperança.

Na Bíblia, o livro de Provérbios, capítulo 24 e versículo 14 fala de sabedoria.
E o que significa aqui sabedoria?

É você deixar para trás as coisas que lhe fazem mal, o antigo, o velho, deixar para trás a amargura, deixar para trás aquele ressentimento, apagar de verdade tudo.

E apagar tudo é quando você fala como Jesus falou: “Oh Deus, perdoa, pois eles não sabem o que fazem.”
Quando Deus permite que algo lhe aconteça é porque Ele sabe que lá na frente iria acontecer algo. Deus não é um Deus de acidentes.

Muitos vivem uma vida cativa, mas na realidade estão mortos, porque perderam a esperança em Deus, no homem, na vida.
Pessoas que não confiam que Deus pode fazer o melhor para nós. Como alguém pode viver assim?

Zacarias convidou o povo de Israel: “Voltai, oh presos de esperança, voltai à fortaleza de Sião". Vamos voltar a Deus. Voltar a ter esperança. Sofrimento todos nós teremos, mas eles não apagarão a sua esperança que está em Deus.

Diga assim: “Senhor, eu quero trazer à minha memória o que pode me trazer esperança. Senhor, eu quero! Anula na minha vida hoje, todos os momentos de um passado de derrota. Eu quero libertar todas as pessoas que me traíram, que me fizeram mal, eu libero perdão e quero receber esperança, restaura a minha esperança o meu coração em nome de Jesus.